terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como anda a saúde do trabalhador?


4-SAÚDE, O TRABALHO E O TRABALHADOR



Sabemos Que adequadas condições de trabalho são essenciais a prevenção e manutenção da saúde física e mental, Portanto, a discussão do tema saúde e trabalho deve necessariamente considerar as relações existentes entre o homem que trabalha e o ambiente onde exerce sua atividade.
Ao longo do tempo, esse ambiente sofreu modificações, do mesmo modo que as relações d e trabalho.Atualmente, a evolução técnico cientifica exige do trabalhador maior habilitação para o exercício de sua atividade, colocando-o diante da competição pelo mercado de trabalho.Além disso, a crescente expectativa de lucros por parte de empresários aumentou significativamente a exploração da força de trabalho, piorando as condições de vida e trabalho.A compreensão da idéia de que as condições de trabalho estão subordinadas a expectativa de obtenção de lucros facilita o estudo do meio ambiente de trabalho, espaços onde os trabalhadores sofrem as conseqüências dos baixos investimentos em medidas de prevenção e controles individuais e coletivos.
Hoje, a inter-relação entre as áreas de saúde, meio ambiente e educação tem contribuído para as discussões que envolvem a qualidade de vida do trabalhador. Nesse sentido, algumas organizações têm investido na realização de cursos de humanização do serviço, em ações voltadas para a melhoria
Das relações entre os trabalhadores, redução do estresse e fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva. O que devemos lembrar é que essas medidas não são benefícios graciosamente oferecidos pelos empregadores. Cada conquista obtida envolveu lutas e um complicado jogo de forças entre o Estado, as empresas e a sociedade civil, organizada em sindicatos e associações. É um direito conquistado. Além disso, o trabalhador não pode perder de vista que, por mais que tenham ocorrido mudanças, ainda há muito a ser corrigido.

Por exemplo, já pensou a respeito do pagamento da insalubridade?
Vale a pena nos submetermos a um trabalho que nos tira o que temos de mais precioso, nossa saúde, em troca de um percentual a mais no salário?É claro que não!
Entreanto, muitos desses trabalhos consiredos insalubres devem ser realizados.Porém, queremos trazer para reflexão a ideia de que muitas das condições insalubres as quais os trabalhadores brasileiros estão submetidos poderiam ser eliminadas com investimentos em tecnologias mais avançadas.
Mais uma vez, deparamos com a estreita relação entre trabalho, meio ambiente e saúde, que precisa ser mais bem compreendida.
Possivelmente, essas questões não sejam tão acentuada na unidade de saúde ou hospital em que voce trabalha, mas dizem respeito a uma abrangencia presente em qualquer esfera da vida, especialmente na area de saúde.
O profissional possui responsbilidades que se referem tanto ás questões ligadas a própria condição de trabalho quanto á identificação de problemas relacionados á saúde do trabalhador, á vigilancia sanitária e aos serviços de saúde das empresas.
A lesão por esforços repetitivos, os niveis de ruidos  dos equipamentos, o uso de produtos tóxicos, a falta de investimentos na adoção de certas tecnologias disponíveis no mercado- que poderiam reduzirnos riscos de doença- e a não- melhoria das condições do ambiente de trabalho continua sendo uma realidade.
Os trabalhadores precisam conscientizar-se das responsabilidades wue devem ser cobradas dos governos e das empresas que desobedecem ás normas e ás politicas de preservação do meio ambiente e de saúde do trabalhador.
Tais politicas- como a Politica Nacional de Saúde do Trabalhador,por exemplo- são resulatdo de movimentos sociais que,de forma organizada,procuram identificar, o descumprimento de determinadas normas e politicas e influenciar a adoção de estrategias que favorecem a sociedade, em geral, e os trabalhadores, em particular.O objetivo das lutas que cada organização social busca empreender é a melhoria do acesso do homem a alternativas mais adequadas no trato da questão da saúde e do meio ambiente. Chamamos a atenção, no entanto, para o fato de que a principal questão a ser discutida não é simplismente a existencia de normas, mas se estas são ou não respeitadas ou cumpridas.Cada um de nós deve compreeder  a seriedade requerida pelo assunto.Os muitos avanços que ainda devem ser alcançados dependem da organização de trabalhadores conscientes de seus direitos,conhecedores da realidade que os cerca e na qual estão inseridos, e de suas possibilidades.Como auxiliar de enfermagem, voce deve procurar conhecer o perfil epidemiológico de morbimortalidadedos trabalhadores do estado ou municipio em que trabalha, ou seja, de que adoecem e morrem, a fim de que sua atuação profissional não seja descontextualizada.Apesar de existir uma politica geral de saúde do trabalhador, em vista da dimensão territorial do país e das caracteristicas politicas, sociais, economicas, culturais e desenvolvimento de cada região e ou estados uns são mais industrializados, como São Paulo; outros, mais agrícolas- há significativas diferenças que impossibilitam comparar a situação de saúde dos trabalhadores nos diferentes estados brsileiros.Para melhor entendimento, procure conhecer os dados relativos ao seu estado e ou município e tente sugerir ações que possam ser implementadas para a melhoria do quadro.Uma das dificuldades que voce certamente encontrará é o fato de que, muitas vezes, os dados oficiais não correspondem a realidade, pois várias doenças profissionais sequer são notificadas.Esse problema, a subnotificação, é gravíssimo porque, além de demostrar a insensibilidade e ou desconhecimento daqueles que deixam de fornecer informações, revelam que muitos ignoram ou desconsideram que a elaboração de um planejamento adequado depende do fornecimento de dados reais.
Há muitas razões que justificam a existencia da subnotificação.
Grande parte dos trabalhadores brasileiros, por exemplo, não possui carteira assinada e geralmente desconhece seus direitos.Quando sofre uma doença profissional, não tem nehum tipo de proteção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário