sábado, 20 de agosto de 2011

Anatomia e Fisiologia Humana (células)

1-INTRODUÇÃO

"Ao te curvares com a rígida lâmina do teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembre-te que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e pela esperança daquele que o seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens, por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos que partiram,acalentou um amanhã feliz e agora já na fria lousa sem que, por ele, tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece.
Seu nome só DEUS o sabe, mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente..."                                                                           (ROKITANSKY, 1876)


2-HISTÓRIA

O conhecimento do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no Sul da Itália, pouco tempo depois, um texto clínico da escala Hipocrática descobriu  anatomia do ombro.
A partir do ano 150 a.C. a dissecação humana de novo foi proibida por razões éticas e religiosas.No século II d.C. Galeno dissecou quase tudo,macacos,porcos e outros animais.
Leonardo da Vinci ( 1452 - 1519 ) realizou uma das mais lindas e preciosas retratações anatômicas sendo  mais corretamente representadas a fetus in útero.
Michelangelo Buonanotti (1475 - 1564 )
Andrés Vesálio (1514 - 1564 ) comprovou que a anatomia humana varia de um ser humano a outro.

2.1 CONCEITO

A anatomia é a ciência que estuda a estrutura de um corpo (animais e plantas).
A fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento de um corpo;estuda os papéis que desempenham os órgãos no corpo humano e a independência das funções e órgãos.
Durante séculos, os conhecimentos sobre um dos mais antigos objetos da curiosidade do homem, a anatomia humana, acumularam-se e foram se ampliando com os modernos instrumentos e técnicas.
Um desses conhecimentos é que o corpo, ou melhor, o organismo humano, se compõe de células e que estas se combinam para formar tecidos,os quais de associam de vários modos para constituir os distintos órgãos.Estes órgãos, em conjunto, desempenham tarefas especificas para todo o corpo, compondo aparelhos e sistemas orgânicos.

3-CÉLULAS

É  a menor porção estrutural e funcional que constitui o ser vivo,só podendo ser observadas sem auxilio do microscópio, como por exemplo o ovo.O ser humano, por ser formado por várias células, é classificado como pluricelular,metazoário.
Em 1665, o físico inglês Robert Hooke, ao observar finos cortes de cortiça (casca de árvore) ao microscópio,viu que ela era formada por numerosos compartimentos vazios ao quais deu o nome de células.Na verdade, o que Hooke observou eram espaços cheios de ar, células mortas que conservavam apenas suas paredes.
A unidade utilizada para medir o tamanho celular denomina-se micrômetro que equivale á milésima parte do milimetro (1 um = milésima parte de milimetro) .
As células no organismo humano apresentam dimensões variadas, dependendo de sua localização
Nos organismos pluricelulares, as células se apresentam com formas e estruturas extremamente variadas.Eis alguns tipos:

1-célula de tecido conjuntivo


2-célula muscular


 3-célula nervosa


 4-célula epitelial

*Estreladas (sistema nervoso)
*Alongadas (músculos)
*Achatadas (pele)
*Ovaladas (sangue)

A célula constitui-se, entre outros elementos, de:Membrana citoplasmática e núcleo.
A membrana citoplasmática é camada mais externa envolvendo a célula.Tem, entre outras funções, as de sustentação e proteção da célula.Regula entrada e saída de substancias das células.
O citoplasma é o conteúdo celular compreendido entre o núcleo e a membrana celular.É uma substancia viscosa onde existem várias organelas (órgãos celulares), responsáveis por diversas funções das células.Estudaremos mais adiante algumas destas organelas.
O núcleo é um corpúsculo que existe imerso no citoplasma, geralmente no centro da célula.Foi observado em 1831 pelo botânico inglês Robert Brown, ao estudar células de orquídeas.As principais funções do núcleo são o crescimento e a reprodução celular, como se demonstrou no final do século XIX através de experiências com amebas realizadas por Balbiani.




Nenhum comentário:

Postar um comentário